destaque-interno-365.jpg

FABRICANTES

MICROSOFT OFFICE 365

Windows Server 2016

Lançamento Windows Server 2016

Você está preocupado com as novas tendências do mercado como Nuvem, containers, DevOps, segurança e se perguntando se a tecnologia que possui atualmente consegue endereçar todos esses pontos?

 

O Windows Server 2016 é o sistema operacional mais avançado da Microsoft e a chave para manter seus negócios competitivos neste contexto de mudanças constantes. Não fique para trás, faça o upgrade e esteja preparado para competir neste mundo de transformação digital. 

 

STANDARD EDITION

  • Ideal para ambientes físicos ou levemente virtualizados;

  • Direito a até 2 (dois) ambientes de sistema operacional (OSEs ou máquinas virtuais) ou Contêineres do Hyper-V;

  • Licença baseada por núcleo e cada licença cobre até 2 núcleos físicos em cada processador;

  • É necessário um mínimo de 16 núcleos por servidor e um mínimo de 8 núcleos por processador.

  • São necessárias CALs (client access licenses – licenças de acesso para cliente ) para cada usuário ou dispositivo que acessará o servidor. 

 

DATACENTER EDITION

  • Indicado para ambientes de nuvem altamente virtualizados híbridos e privados;

  • Direito a OSEs e Contêineres do Hyper-v ilimitados;

  • Licença baseada por núcleo e cada licença cobre até 2 núcleos físicos em cada processador;

  • É necessário um mínimo de 16 núcleos por servidor e um mínimo de 8 núcleos por processador.

  • São necessárias CALs (client access licenses – licenças de acesso para cliente ) para cada usuário ou dispositivo que acessará o servidor.

Como funcionam as concessões de núcleo

 

  • Clientes receberão concessões de núcleos na época da renovação depois da disponibilidade geral do Windows Server 2016.

  • Concessões de núcleos serão fornecidas para servidores com mais de 8 núcleos por processador e 16 núcleos por servidor.

  • No final do período de vigência do contrato atual, o cliente deverá criar um inventário próprio dos sistemas atualmente executando o Windows Server, documentando o número de núcleos de cada processador em uso com uma licença de processador do Windows Server com cobertura do Software Assurance. Isso permite que os clientes recebam o número correto de licenças de núcleo do Windows Server 2016 para manter suas implementações atuais.

  • Os clientes devem criar esse inventário próprio usando o Microsoft Assessment and Planning (MAP) Toolkit ou outras ferramentas e processos de criação de inventário para arquivar com precisão um inventário, incluindo documentação de servidores, processadores e núcleos com carimbo de data e hora do hardware vinculado a instalações do Windows Server.

  • Se os clientes não criarem o inventário próprio, eles receberão 8 licenças de núcleo por processador e 16 núcleos por servidor para cada licença das edições Standard e Enterprise para os servidores licenciados existentes e cobertos pelo SA.

logo-microsof-365.jpg
Produtos que vendemos
Somos parceiros
certificados Microsoft
selo-parceria.jpg
selo-microsoft.jpg

PERGUNTAS FREQUENTES

 

Se eu tiver uma licença do Windows Server 2016 Standard, como posso aumentar meus direitos de virtualização?

  1. Você pode comprar licenças adicionais da edição Standard e atribuí-las ao mesmo servidor físico para ter direito de executar instâncias adicionais do Windows Server, porém, para cada duas VMs adicionais, todos os núcleos do servidor têm de ser licenciados novamente, ou

  2. Se tiver o Windows Server Standard com o Software Assurance, você pode comprar o Step-Up do SA e migrar para uma licença da edição Datacenter no servidor em questão.

 

Exemplo: Se você possui o Windows Svr Standard com o SA em OPEN e deseja migrar para uma edição Datacenter, no momento da renovação do SA, você poderá renová-lo em OPEN VALUE e comprar o Step-Up da edição Datacenter.

Clientes com SA em OPEN VALUE poderão adquirir o Step-up para a edição Datacenter durante a vigência do contrato ou no momento da renovação. 

 

Quantas licenças da edição Standard é preciso para cobrir um servidor de 1 processador?

Uma licença de Windows Server 2016 Standard cobre até 2 cores (núcleos). Neste caso, o cliente necessita atender ao requisito mínimo e licenciar pelo menos 8 núcleos por processador e um mínimo de 16 cores por servidor.

 

Neste caso, será necessário adquirir no mínimo 8 SKUs de Windows Server Standard, lembrando que a quantidade de cores, mesmo tratando-se de 1 processador deve ser validado para garantir que todos os cores estejam devidamente licenciados.

(Alguns recursos, tais como, a capacidade de virtualização não foi considerado neste cenário)

Posso dividir a licença do Windows Server 2016 entre vários servidores?

Não. Cada licença só pode ser atribuída a um único servidor físico. 

 

Posso atribuir uma licença do Windows Server 2016 a uma máquina virtual?

Não. A licença é atribuída ao servidor físico. Cada licença cobre até dois núcleos físicos. 

Posso misturar as licenças das edições Datacenter e Standard no mesmo servidor?

Não. Todas os núcleos de determinado servidor devem ser licenciados com a mesma versão e edição. Você pode executar edições diferentes ou versões mais antigas do software Windows Server como convidados dentro das VMs, mas não pode atribuir múltiplas licenças de versões ou edições diferentes ao mesmo servidor físico para licenciar os núcleos dele. 

 

Se eu tiver a edição Datacenter 2012 ou 2012 R2 com Software Assurance, qual edição eu vou receber?

Se tiver o Software Assurance na edição Datacenter, você terá direito ao Windows Server 2016 Datacenter. A licença do Windows Server 2012 R2 Datacenter cobre até 2 processadores. Portanto, para cada uma licença do Windows Server 2012 R2 Datacenter com Software Assurance, você receberá 8 licenças do Windows Server 2016 Datacenter. 

 

Se eu tiver a edição Standard com Software Assurance, qual edição eu vou receber?

Se tiver o Software Assurance na edição Standard, você terá direito a receber a edição Standard. Você receberá 8 licenças do Windows Server 2016 Standard para cada licença da edição Standard que tiver. 

 

 

 

Posso usar a CAL do Windows Server 2012 para acessar o Windows Server 2016?

Não. A CAL de acesso à instância do Windows Server deve ter versão equivalente ou superior à do servidor acessado. Você precisará de uma Windows Server 2016 CAL para acessar uma instância do Windows Server 2016. 

 

 

 

Preciso de uma CAL separada para acessar os serviços RDS (Remote Desktop Services – Serviços de Área de Trabalho Remota) e ADRMS (Active Directory Rights Management Service – Serviço de Gerenciamento de Direitos do AD)?

Sim. Os requisitos de licenciamento do Remote Desktop Services (RDS) e do Active Directory Rights Management Service (ADRMS) não foram alterados no Windows Server 2016. O cliente ainda precisa comprar uma ADRMS ou RDS CAL além da Windows Server CAL para acessar as funcionalidades do ADRMS e do RDS. A CAL de acesso à instância do Windows Server deve ter versão equivalente ou superior à do servidor acessado.